segunda-feira, 17 de maio de 2010

Os Deuses Devem Estar Loucos

Jamie Uys nasceu em 1921 em Joanesburgo, África do Sul. Seus filmes mais conhecidos são Os Deuses Devem Estar Loucos e Animals Are Beautiful People. Recebeu o Grande Prêmio no Festival Internacional de Cinema de Comédia Vevey por este filme, que gerou uma polêmica porque o personagem principal não conhecia a palavra "Deus". O diretor usou um fazendeiro africano para fazer o personagem Xí.
Os Deuses Devem Estar Loucos(The Gods Must Be Crazy) começa contando sobre uma tribo boxímane isolada no deserto do Kalahari. Eles vivem em harmonia, não há leis, não há fome, não há problemas. Até o dia em que um piloto de avião deixa cair uma garrafa de Coca-Cola no território desta tribo. Sem saber ao certo a utilidade daquilo, os boxímanes a usam para quebrar frutas, alisar pele e para realizar muitas outras funções. Aos poucos a garrafa se torna um objeto disputado, todos precisam usá-la e isso acaba gerando brigas entre os membros da tribo. Xí é escolhido para jogar fora a "coisa má", que eles acreditam ter sido dada pelos deuses como forma de testá-los. Então, Xí precisa caminhar até o fim do mundo para eliminar a garrafa de Coca-Colas, mas no caminho acaba encontrando humanos civilizados. Duas culturas diferentes entram em choque...hilariamente.
Vi este filme na aula de Teoria da Comunicação para estudar exatamente esta diferença que há entre a cultura ocidental e muitas outras do mundo. Vendo o filme por este lado, ele foi bem sucedido. Mas vendo do outro... Sinceramente, achei meio sem graça. É um filme estilo comédia antiga e boba. Até dá pra rir, mas é de tão ruim que são as cenas.
Nota 5,0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário