sábado, 15 de maio de 2010

Mary and Max




Adam Elliot é o diretor, roteirista e desenhista do filme Mary and Max. Nascido na Austrália em 1972, o jovem cineasta se destaca por ter recebido o Oscar de melhor curta em 2004 com sua animação Harvie Krumpet(2003). Em seu novo filme, Adam usa a técnica de animação com moldes em argila, também chamada por claymation, e cria uma atmosfera sombria ao utilizar poucas cores e/ou sépia. O diretor diz ter baseado o filme em uma história real e se inspirado em um amigo novaiorquino.
Mary & Max conta a história de duas pessoas diferentes para o mundo e afastadas geograficamente um do outro. Mary é uma garotinha australiana com uma mãe alcóolica e um pai afastado. Ela sofre na escola por ser gordinha e feia. Atormentada pela questão "de onde vem os bêbes", Mary escolhe um nome por acaso numa lista nos correios e manda uma carta para Max, um solitário Aspie(sindrome de Asperger) criador do cachorro-quente de chocolate, morador de Nova York. E assim se inicia uma amizade, através de trocas de cartas e informações, um descobrindo mais sobre o mundo com o outro. Personagens de desenhos animados, problemas familiares, incompreensões do mundo e AMOR. Uma estranha amizade que dura 20 anos, cheia de reviravoltas, feridas abertas e desencontros. Tendo como ápice o encontro tão esperado de Mary & Max.
Não consigo expressar o que gostaria para falar sobre este filme. Acho que a palavra "Maravilhoso" talvez seja a melhor definição. Uma animação para gente grande, onde todos nossos sorrisos são apenas para substituir nossas lágrimas. É impossível não se envolver com o filme através do clima melancólico. Adam Elliot cria dois universos diferentes: uma Nova York cinzenta, sem cor e uma Austrália com cor de poeira. A ligação entre estes dois mundos é estabelecida pelos objetos enviados um para o outro, que obtém a cor do país de origem(como a foto acima). Admito que meus olhos lacrimejaram ao final do filme e aposto que muitos outros ainda se emocionarão nesta que eu chamo de uma das melhores animações que já vi.
Nota: 9,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário