sábado, 22 de maio de 2010

Jackie Brown

Quentin Tarantino. Diretor, produtor, roteirista e ator. Knoxville, 1963. Aos 16 anos fez aulas de atuação na James Best Theatre Company e aos 22, na Allen Garfield's Actors' Shelter. Trabalhou como balconista numa locadora e se dedicou aos seus roteiros. Quando vendeu True Romance, Tarantino saiu do anonimato e dirigiu seu "primeiro" filme: Cães de Aluguel. Após isso, em 1994, Quentin viajou para o Amsterdã e escreveu Pulp Fiction, filme que lhe traria o Oscar de Melhor Roteiro Original. Desde então Tarantino produziu outros sucessos como: Kill Bill e Bastardos Inglórios. Jackie Brown é uma adaptação do livro Rum Punch de Elmore Leonard. Tarantino diz ser um filme para o público negro e uma homenagem ao gênero blaxpoitaton(filmes que utilizaram, na década de 70, o soul e o funk nas trilhas sonoras e personagens principais negros).
Jackie Brown(Pam Grier) é uma comissária de bordo que contrabandeia dinheiro para dentro dos EUA, aos comandos de Ordell Robbie(Samuel L. Jackson), um traficante de armas. Louis Gara(Robert DeNiro) acabou de sair da prisão e passa os dias fumando com a namorada de Robbie, Melanie(Bridget Fonda). No início do filme, Ordell procura Max Cherry(Robert Forster)
para pagar a fiança de um amigo, Beaumont Livingston(Chris Tucker). Ao encontrar Beaumont, Ordell o silencia. Jackie Brown é pega por um agente federal, Ray(Michael Keaton) e um policial, Mark(Michael Bowen), com grana e cocaína. Eles fazem uma proposta: montar um esquema para capturar Ordell. Assim se inicia um jogo com todos os personagens. Aquele que vencer leva uma bolsa com meio milhão de dólares.
Sinceramente, eu esperava mais de Jackie Brown. O filme não é ruim, pelo contrário, é ótimo. Mas é demorado demais, 2 horas e meia de filme, acaba cansando. Samuel L. Jackson e Robert De Niro estão atuando perfeitamente. Algumas cenas são fodas: Ordell matando Beaumont e Louis ficando irritado com Melanie. Só o fato do filme ser do Tarantino já merece ser visto.
Nota: 8,0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário