
Perdidos na Noite(Midnight Cowboy) é um filme sobre cair na realidade. Sair do sonho. Arrebentar a porta do "quarto dos pais".
Joe Buck(Jon Voight) é um texano metido a cowboy que tem uma visão idealizada de Nova York. Decidido a mudar de vida, ele larga seu emprego como lavador de pratos e pega poucas roupas, põe numa mala de vaquinha e parte para NY. Seu sonho é virar garoto de programa de mulheres elegantes.
Chegando na cidade dos seus sonhos, ele é ridicularizado por seus trajes de vaqueiro que se destacam na multidão de pessoas moderninhas. Ingenuinamente ele cai na lábia de alguns clientes que dizem não poder pagar. Numa dessas acaba conhecendo Rico Ratso(Dustin Hoffman), um coxo que vive às margens da lei, se alimentando com o produto de pequenos furtos e golpes. Ratso diz que pode arrumar um agente para Joe, o que na verdade é mais um golpe apenas para arrumar uns 20 doláres. Puto da vida, o cowboy não muito inteligente, procura Ratso por toda Nova York. Caindo na miséria, não arruma dinheiro para pagar o hotel e perde todas suas coisas. Quando reencontra Ratso, Joe parece ter um coração mole e o perdoa. O marginal resolve o chamar para ficar na casa dele(que na verdade é um prédio condenado).
E assim começa a transformação de Joe. Sua inocência é corrompida(e umas cenas do passado dele mostram que essa inocência já tinha ido embora faz tempo) através dos pequenos golpes que realiza junto com Ratso, apenas para a sobrevivência dos dois.
Dirigido por John Schlesinger, Perdidos na Noite ganhou o Oscar de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado. Dustin Hoffman está atuando muito bem como coxo sujo e melequento. O filme mostra a quebra de valores que ocorre quando o cowboy ingênuo vai para Nova York, uma cidade em plena explosão cultural, e o como aquele ambiente o obriga a se adaptar a nova realidade(muito diferente do que ele imaginava). O filme é bom e pode emocionar, mas achei que faltou algo, talvez fosse porque eu estava com sono =D
Nota 8,5.
Nenhum comentário:
Postar um comentário