sábado, 20 de março de 2010

Acossado

Acossado(À Bout de Souflle...) é um marco da Nouvelle Vague francesa. Conhecida pela pouca idade dos seus autores, a Nouvelle Vague não contava com grandes quantias de dinheiro para produção dos seus filmes. Indo contra as regras aceitas pelo cinema de indústria, os filmes deste estilo contavam com temas imorais e cortes criativos.
Acossado conta a história de um criminoso, Michael Poiccard(Jean-Paul Belmondo) que mata um policial quando este o persegue por excesso de velocidade. Em Paris, procura incansavelmente o homem que lhe deve dinheiro enquanto tenta convencer Patricia(Jean Seberg), uma vendedora de jornal, para que fuja com ele para Roma. Confusa em relação aos sentimentos que tem por Michael, Patricia o ajuda se esconder da polícia.
O final surpreende a todos.
Dirigido por Jean-Luc Godard, Acossado foi um bom filme... em sua época. Sinceramente, os cortes acelerados, que pulam no espaço-tempo, foi inovador na época mas atualmente não impressiona. Godard e Truffaut(roteirista) estavam preocupados com a forma de contar a história, como a câmera iria contar o filme, e não com a qualidade do conteúdo. Essa característica acaba tornando o filme apenas bom e não excelente(como sempre me falaram).
Admito que é Acossado é um bom filme, mas acho que já passou seu tempo. Como é o primeiro trabalho dele que assisto, irei ver outros filmes para confimar minha opinião que Godard não merecia se tratado como deus dos cinéfilos intelectuais.
Considerando que estamos em 2010 e o filme foi feito em 1959 com uma montagem inovadora(para a época)... Nota 8,0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário