terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Antes que o Diabo saiba que Você está Morto



Antes que o Diabo Saiba que Você está Morto(Before the Devil knows you're Dead ) começa com uma cena de sexo entre Andy Hanson(Philip Seymour Hoffman) e sua esposa em um tempo indeterminado, não sabemos se é no futuro, no presente ou no passado e essa dúvida que criamos logo no início do filme é uma prévia de todas as outras dúvidas que surgiram a seguir.
Logo em seguida surge na tela a frase "Que você esteja no paraíso por meia hora, antes que o Diabo saiba que você está morto". E então o filme realmente começa, deixando aquela cena inicial guardada em nossa memória até o final.
Andy e seu irmão Hank(Ethan Hawke) estão ferrados de grana e decidem assaltar a joalheria dos pais para solucionar todos os problemas. O que era para ser um crime bem sucedido acaba se transformando em um inferno para os dois irmãos. A grande sacada do filme é a luta dos dois para conseguirem seus 30 minutos no paraíso, mas o caos aumenta cada vez mais e só no final sabemos quem se safa.
Escrito por Kelly Masterson o roteiro é genial. A cada sequência de cenas descobrimos algo surpreendente que nos faz pensar na frase do filme e em como eles vão lidar com aquilo. Dirigido por Sidney Lumet, este é seu 45° filme. Ele brinca com os planos como um mestre. Cada sequência de cenas é ligada por um piscar de uma cena e outra com o som de algo sendo destruido e reconstruido digitalmente, e é essa a impressão que fica, a história pára e recomeça de outro ponto de vista alternando entre os irmãos e o pai(Albert Finney), com essa técnica presenciamos o inferno de cada personagem.
Ótimo roteiro. Ótima direção. Ótimos atores. Mas por algum motivo algo falta no filme, porém passa despercebido devido a injeção de tantas reviravoltas.
Se eu gostasse de notas, daria 8,5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário